Crie uma cadeia de suprimentos inteligente para uma fabricação mais inteligente
A onda de globalização do final do século XX inegavelmente tornou o mundo da manufatura um lugar menor através de sofisticadas cadeias de suprimentos mundiais. No atual cenário de fabricação, um avião consiste de centenas de milhares de peças fabricadas e enviadas de vários países ao redor do mundo. No entanto, os fornecedores de matérias-primas, peças e o cliente final são conectados remotamente (ou mais provavelmente desconectados) por uma cadeia de suprimentos monolítica que não pode lidar com mudanças súbitas. Por exemplo, um gargalo no chão de fábrica de um OEM não afeta apenas o cliente direto; os efeitos fluem dois ou três níveis a jusante na cadeia de demanda. Com cada novo mercado inserido, ou com cada camada adicional adicionada a uma cadeia de suprimentos, o grau de incerteza aumenta.
Os dados da LNS Research mostram que 40% das empresas de manufatura iniciaram uma iniciativa de manufatura inteligente (IIoT, Industry 4.0, etc.). No entanto, apenas alguns ampliaram as capacidades e os benefícios do seu esforço de fabricação inteligente fora dos muros da fábrica. As empresas, na verdade, toda a cadeia de valor, têm muito a ganhar coletando, analisando e compartilhando dados além de sua empresa e permitindo uma cadeia de suprimentos inteligente. Uma cadeia de suprimentos verdadeiramente inteligente é aquela que tem visibilidade de dados, transparência no compartilhamento de dados, extensibilidade para suportar o gerenciamento de mudanças e flexibilidade para acomodar a incerteza.
Gêmeo digital promove fornecedor / confiança do cliente
A maioria dos defensores da transformação digital pode afirmar que o típico caso de uso digital de gêmeos se aplica a estágios de desenvolvimento de produtos e está firmemente relacionado à fábrica. No entanto, uma empresa também pode se beneficiar tremendamente de um gêmeo digital da cadeia de valor de oferta e demanda. É uma abordagem para compartilhar simulações entre várias partes interessadas e aplicar percepções das simulações para prever atrasos incertos em vários pontos da cadeia de fornecimento. Um gêmeo digital da cadeia de suprimentos pode extrair informações do mundo físico, analisar dados relevantes de várias fontes da cadeia de valor e fechar o ciclo de feedback, enviando indicadores para equipes internas ou externas afetadas. Os indicadores desse tipo de gêmeo podem fornecer análises prescritivas, oferecendo ao usuário, por exemplo, possíveis soluções para corrigir ou superar um atraso na entrega, em vez de apenas uma notificação.
Sistemas avançados de agendamento permitem Just-in-Time em um mundo IIoT
O Just-In-Time (JIT), introduzido pela Toyota, é uma das metodologias de fabricação enxuta mais amplamente praticadas. O JIT determina que as empresas só devem solicitar o que é necessário no momento, para reduzir os custos de estoque e reduzir os prazos de produção. Devido à globalização e às complexas cadeias de fornecimento, as empresas foram forçadas a deixar a JIT com um estoque de segurança à sua disposição.
A revolução industrial de hoje oferece aos fabricantes uma oportunidade única. Ao investir em um bom sistema de execução de fabricação (MES), além de um avançado sistema de agendamento, as empresas podem se posicionar para realizar análises complexas de dados dentro e fora da empresa. Em última análise, é uma base para fornecer informações críticas para uma tomada de decisões mais precisa, mesmo com prazos de entrega mais curtos. Por exemplo, um gerente de fábrica equipado dessa forma pode até usar análises avançadas para tomar decisões baseadas em dados fora do sistema, como clima, logística e tráfego.
A cadeia de suprimentos inteligente permite o envolvimento do cliente no NPI
Outro caso de uso atraente para uma cadeia de suprimentos inteligente é o envolvimento do cliente na introdução de novos produtos (NPI). Uma plataforma holística com um modelo de dados robusto é indispensável para coletar mais dados, executar análises avançadas e compartilhar percepções e informações em toda a cadeia de valor. Essa plataforma holística fornecerá aplicativos para engajar os clientes no início do NPI e tornar os conceitos como projeto sob encomenda e configuração sob encomenda viáveis na fábrica atual. Ambos os modos requerem compartilhamento de dados em tempo real e várias iterações de simulações colaborativas.
Empresas como a Nike estão experimentando o design sob encomenda para oferecer aos clientes a opção de especificar como seus sapatos são projetados. Um dos maiores desafios que os fabricantes enfrentam com essa abordagem é o gerenciamento de mudanças. Uma cadeia de suprimento inteligente com coleta automatizada de dados, análise e painéis baseados em persona pode agilizar o gerenciamento de mudanças e permitir um engajamento mais eficaz do cliente no NPI.
Prepare-se e crie uma cadeia de suprimentos inteligente
Sim, atualmente, a maioria dos fabricantes globais tem uma cadeia de suprimentos complexa, monolítica, rígida e que se esforça para acomodar a flexibilidade. A boa notícia é que a revolução industrial de hoje abre caminho para uma cadeia de suprimentos descentralizada que elimina problemas comuns. Os fabricantes ansiosos por capitalizar em uma cadeia de suprimentos inteligente devem considerar as seguintes ações como alta prioridade:
- Invista na coleta automatizada de dados. Não é segredo que os dados são a espinha dorsal de uma cadeia de suprimentos inteligente. As empresas devem investir na coleta automatizada de dados em várias fontes para possibilitar uma cadeia de suprimentos inteligente.
- Crie uma arquitetura operacional para permitir o compartilhamento de dados. Um modelo de dados holístico com uma arquitetura operacional robusta ajuda muito no estabelecimento de uma cadeia de suprimentos inteligente. A organização deve ter a tecnologia certa para compartilhar informações críticas com fornecedores e vendedores para melhor colaboração.
- Coloque medidas extremas de segurança cibernética no lugar. Uma cadeia de suprimentos inteligente significa compartilhar dados fora da rede da empresa, portanto, medidas de segurança cibernética fortes são críticas. Para muitos fabricantes, a segurança cibernética atual significa apenas uma configuração de firewall na rede. Medidas adequadas de segurança cibernética permitem visibilidade e incentivam a confiança entre as empresas, o que resulta em uma cadeia de suprimentos realmente inteligente.
- Compartilhar responsabilidades e incentivar uma cadeia de suprimentos distribuída. Encorajar os fornecedores a montante e os clientes a jusante a investirem na cadeia de fornecimento distribuída. Compartilhamento de propriedade, influência no desenvolvimento e responsabilidade são necessários para uma cadeia de suprimentos inteligente de ponta a ponta.