Previsões do Digital Twin: "O Futuro é Sobre Nós".
A adoção do Gêmeo Digital e o tamanho do mercado continuarão a aumentar exponencialmente
A adoção de gêmeos digitais em produtos, máquinas e processos continua a disparar nas empresas. Analistas e consultores do setor concordam; A Deloitte prevê que o mercado global de tecnologias de gêmeos digitais chegará a US $ 16 bilhões até 2023.
A IDC sugere que 30% das empresas da Global 2000 usarão dados de gêmeos digitais de produtos e ativos conectados à IoT para melhorar as taxas de sucesso da inovação de produtos e a produtividade organizacional, alcançando ganhos de até 25%.
Haverá um impacto transformador no setor industrial
A natureza da venda de produtos continua a mudar do chão de fábrica para o ponto de venda para serviços de apoio, tendo um impacto similar nos modelos de negócios das empresas industriais.
Os fabricantes já estão levando inteligência digital para o chão de fábrica; A IDC prevê que 70% dos fabricantes usem "gêmeos digitais" para realizar simulações e avaliações de cenários, reduzindo as falhas de equipamentos em 30%.
Gêmeos digitais podem desempenhar papéis importantes em outros casos de uso de manufatura, incluindo:
- Engenharia de Circuito Fechado: Dados de desempenho reais de produtos conectados implantados fornecem discernimentos essenciais reais e feedback para os projetistas e engenheiros.
- Inteligência Operacional Conectada: Simplificar as operações por meio de gêmeos do processo de fabricação e máquinas específicas nas linhas de montagem reduz o tempo de inatividade da produção e aumenta o rendimento.
- Monitoramento Preditivo e Serviço Remoto: Estender serviços de valor agregado aos técnicos de campo através de discernimentos preditivos aumenta a confiabilidade do produto, a reputação da marca e a satisfação do cliente.
- Modelos de Negócios Flexíveis: as equipes de vendas e marketing capacitadas com informações de produtos digitais podem abrir fluxos adicionais de receita pós-venda inicial.
Gêmeos digitais permitirão, cada vez mais, simulações em tempo real de suas contrapartes físicas
Uma funcionalidade crítica dos gêmeos digitais será a oportunidade e a entrega de aplicativos de simulação cada vez mais poderosos. Ao aplicar um algoritmo de simulação de engenharia assistida por computador (CAE) ao gêmeo digital histórico gera valor, haverá enormes oportunidades para simulações baseadas em dados gêmeos do mundo real que podem ser implementados rapidamente em um ambiente de produção ou para um produto conectado inteligente.
O ANSYS aplica seus aplicativos de simulação para melhorar ainda mais os aplicativos de manutenção preditiva em tempo real.
Além disso, a alimentação no contexto do sistema de negócios por meio de integrações e feeds de dados ambientais fornece um pool de dados ainda maior para aplicar algoritmos de simulação. Algoritmos de aprendizado profundo e de máquina terão cada vez mais um papel na compreensão dessas fontes de dados diferentes, revelando novos insumos comerciais e recomendações estratégicas em toda a empresa.
As plataformas da IIoT também serão fundamentais para a rápida comunicação bidirecional e transmissão de dados entre o sistema físico e sua contraparte digital.
Essa ideia não está longe do horizonte; A IDC prevê que até 2022, 40% dos fornecedores de plataformas de IoT integrarão plataformas de simulação, sistemas e recursos para criar gêmeos digitais.
Orquestrar redes de gêmeos digitais será um objetivo a longo prazo
À medida que os gêmeos digitais se multiplicam em toda a empresa e os casos de uso se ramificam muito além das implantações para este objetivo, orquestrar gêmeos diferentes um com o outro será uma oportunidade gigantesca para simplificar ainda mais os processos de negócios.
A criação dessa "rede dupla" exigirá um segmento digital entrelaçado ativado por meio da interoperabilidade entre diferentes formas de gêmeos de uma organização, de produtos a máquinas a processos.
Essa implantação futurista poderia ser semelhante a um técnico de serviço equipado com óculos AR que visualiza um gêmeo digital de uma máquina específica, em uma linha de montagem digital que envia dados de feedback de desempenho em tempo real para a equipe de projeto de produto do fabricante.
A orquestração dessas redes gêmeas pode desbloquear muitos outros casos de uso além do acesso universal a dados, e tanto a IDC quanto a 451 Research citam a orquestração de gêmeos digitais como uma capacidade essencial de longo prazo.